Por que capacitar sua equipe em modelos ágeis de gestão?

Post escrito por: Roberto Simoes

P1000642

Categoria: Gestão Ágil

A razão principal está à nossa volta. Basta perceber como a realidade mudou nos últimos 20 ou 30 anos. Falando especificamente do ambiente corporativo, o volume de mudanças foi ainda mais impressionante.

Agora considere que apesar de toda essa transformação, essencialmente, continuamos enfrentando nossos desafios diários de trabalho, utilizando modelos de gestão criados há mais de um século.

Com certeza, a dinâmica do mundo contemporâneo exige abordagens de gestão mais ágeis e flexíveis, que assegurem capacidade de adaptação permanente, como também, comprometimento e energia para o alcance contínuo e sustentável de resultados.

Mas a questão central aqui é entender porque empresas (locais e do mundo afora) estão adotando práticas ágeis de gestão para garantir eficácia na execução de projetos e fluxos de trabalho em suas áreas de negócio.

Para responder a esta pergunta, devemos primeiro alinhar o entendimento com relação ao funcionamento do modelo. De maneira geral, estamos falando do caminho a ser percorrido entre o problema identificado e o resultado a ser alcançado. O diagrama abaixo ilustra a forma de execução deste processo:

 

P8a

 

No Processo Ágil, o ponto de partida é a identificação do Problema. Trata-se de uma etapa crítica, uma vez que o problema é o motivo pelo qual realizamos o trabalho (por quê). O problema pode ser o desempenho insatisfatório de um processo de negócio, a perda de participação em um determinado segmento de mercado, a falta de integração entre informações de uma rotina, a necessidade de divulgação de um novo produto ou serviço, uma política salarial pouco atrativa, o atendimento de uma exigência fiscal, a execução de um plano ou diretriz estratégica etc.

Para resolver o problema identificado, é necessário definir o quê precisa ser feito, ou melhor, que Produto devemos produzir e entregar para alcançarmos o resultado desejado. Este produto pode ser um processo de negócio redesenhado, um novo serviço, um sistema de informações integrado, uma campanha de comunicação, uma nova política salarial, uma rotina fiscal atualizada, um plano de ação para implementar determinada diretriz estratégica etc.

Para organizar os esforços de produção e entrega do produto, realizamos um Projeto. Dessa forma, o projeto estabelece como o produto será construído e disponibilizado ao longo do tempo. Estamos falando de projetos de redesenho de processos, de desenvolvimento de produtos, de implantação de sistemas de informação, de elaboração de planos de comunicação, de criação de um novo plano de cargos e salários, de desenvolvimento de software, de execução estratégica etc.

Através do projeto, realizamos a Entrega do produto. Sendo assim, podemos dizer que as entregas são resultado da execução do projeto. A cada ciclo de trabalho realizado, entregamos uma parte do produto (pack) para inspeção pelo cliente final. O objetivo dessas iterações é verificar se estamos no caminho certo, ou seja, se o resultado alcançado através das entregas está efetivamente solucionando o problema.

Trata-se de um modelo intuitivo, flexível e totalmente orientado à resultados, cuja eficácia reside na capacidade de reduzir a complexidade do planejamento, execução e controle do trabalho, através da utilização de um conjunto simplificado de princípios, práticas e ferramentas de gestão.

Ajudo empresas a implementar modelos ágeis desde 2006, quando desenvolvi uma metodologia de implantação para a Datasul, destinada exclusivamente ao mercado de pequenas empresas. Depois disso, o crescimento da adoção foi exponencial (inclusive na TOTVS, que adquiriu posteriormente a Datasul), alcançando áreas como Marketing, Recursos Humanos, Atendimento ao Cliente, Vendas, Desenvolvimento de Produtos, Financeiro, Suporte etc.

Mais adiante, adaptei o modelo para o mercado de Marketing Esportivo, conseguindo constatar sua eficácia mesmo na condução de projetos em contextos altamente dinâmicos e complexos.

Mas se você ainda não está convencido de que precisa capacitar sua equipe em modelos ágeis de gestão, relaciono abaixo alguns motivos que podem fazê-lo pensar um pouco mais a respeito:

  • Atingir níveis superiores de desempenho
  • Alavancar a colaboração e o aprendizado multifuncional
  • Desenvolver responsabilidade e comprometimento
  • Alcançar resultados de forma contínua e sustentável
  • Reduzir os ciclos de entrega de soluções/resolução de problemas
  • Obter agilidade para planejar em situações de incerteza
  • Garantir mais flexibilidade ao processo de execução
  • Inovar em produtos e processos

 

Se quiser saber mais sobre capacitação em modelos ágeis de gestão clique aqui e acesse informações detalhadas sobre o treinamento.

Capacitação 2

    Deixe o seu comentário