8 passos para alcançar resultados com métodos ágeis de gestão

Post escrito por: Roberto Simoes

métodos ágeis

Categoria: Gestão Ágil

Quando reconhecemos o fato de que mudanças e descobertas são inevitáveis durante a execução de qualquer projeto, compreendemos que uma abordagem de planejamento eficaz não depende apenas de antecipação, ou seja, nossa capacidade de antever o futuro, mas também de uma boa dose de adaptação. Entenda como os métodos ágeis te ajudam nesta jornada:

Mas para aumentar nossa capacidade de adaptação, precisamos encurtar os ciclos de planejamento e execução do trabalho, visto que quanto maior o intervalo entre o planejamento e a entrega, maior será o nível de incerteza.

Por esta razão, ao invés de planejar considerando uma entrega única ao final do projeto, devemos planejar considerando entregas incrementais ao final de cada ciclo de execução.

Cada uma dessas entregas, ou pacotes de entrega, deve liberar uma parte do produto em construção para validação pelo cliente e, sempre que possível, implementação imediata.

Através do aprendizado obtido em cada entrega, realizamos os ajustes e detalhamentos necessários para execução do pacote seguinte, repetindo este processo até a entrega completa do produto.

Dessa forma equilibramos antecipação e adaptação, uma vez que detalhamos apenas o que iremos fazer no próximo ciclo de execução, deixando os demais itens em alto nível, até o momento de serem trabalhados.

Os oito passos descritos a seguir mostram como conseguimos introduzir agilidade à nossa busca contínua por resultados, mesmo em cenários de incerteza e mudança constante:

1) Defina o Produto

Confirme o problema que precisa resolver ou a oportunidade que pretende aproveitar, para então definir o produto que precisa ser construído e entregue. Produto é o resultado final do trabalho, por exemplo, se o problema que precisa ser resolvido é a atração e retenção de novos talentos, o produto pode ser um novo programa de trainee.

2) Elabore a Lista de Requisitos

A partir da visão de produto estabelecida no passo anterior, defina uma lista com os requisitos necessários para sua construção e entrega. Requisitos não são tarefas ou atividades, mas partes que precisamos para dar vida ao produto. Por exemplo, no caso do programa de trainee, requisitos podem ser o desenho do programa, a estratégia de comunicação, o processo de inscrição, a forma de recrutamento e seleção etc.

3) Planeje a Entrega

Estabeleça pacotes de entrega através do agrupamento de itens da lista de requisitos. Lembrando que cada pacote deve proporcionar o aprendizado necessário para planejar o pacote seguinte, até que o produto seja produzido e entregue por completo. Por exemplo, para avaliar a atratividade do programa, o primeiro pacote deverá entregar a nova política de trainee, a estratégia de comunicação e a página de inscrição no site da empresa.

5) Execute Incrementalmente

Produza os pacotes de entrega através da execução de ciclos de trabalho, com duração de 2 a 4 semanas. Controle o progresso das atividades visualmente, utilizando quadros de gestão e notas adesivas. Além de simplificar o processo, essa prática favorece o alinhamento e a colaboração entre os integrantes da equipe.

6) Aprenda com as Entregas

Apresente ao seu cliente (interno ou externo) o resultado do trabalho realizado durante o ciclo. Utilize o feedback obtido com a entrega para saber se está no caminho e/ou se precisa fazer algum ajuste de percurso. Por exemplo: a política de trainee ficou atrativa? A estratégia de comunicação foi eficiente? O número de inscrições correspondeu ao esperado?

7) Identifique oportunidades de melhoria

Com base na forma de realização do trabalho no ciclo, identifique oportunidades para melhoria do processo de execução: o que foi bom? O que poderia ser feito de um jeito melhor? O que não pode ser repetido da próxima vez? Elabore um plano de ação e implemente as melhorias antes ou durante o próximo ciclo de trabalho.

8) Ajuste e Reinicie

Utilize o aprendizado obtido no passo 6 para adaptar seu plano. A Visão do Produto precisa ser ajustada? A Lista de Requisitos precisa ser atualizada? O Plano de Entrega precisa ser alterado? Realize os ajustes necessários e reinicie o processo, planejando e executando o próximo ciclo de trabalho.

Se você gostou dessa abordagem, baixe o mini-book Scrum for Business e saiba mais sobre modelo de gestão que pode transformar o seu negócio.

    Deixe o seu comentário